Five Nights at Freddy's Creepypasta

A franquia Five Nights At Freddy's, produzida por Scott Cawthon, talvez seja um dos maiores sucessos entre jogos independentes. Com 3 títulos, um 4º para ser lançado nesse Halloween e um filme a caminho, o point-and-click é garantia de jumpscares, e muitos youtubers famosos já fizeram gameplays dos 3 jogos, tais como o americano Markiplier, o sueco PewDiePie e o grupo que integra o canal Smosh Games. A experiência de ser um guarda noturno num restaurante com animatronics assassinos foi um sucesso estrondoso.

Mas jogar o jogo como uma simples fonte de jumpscares é fazer uma imensa injustiça ao enorme e excepcional trabalho feito por Cawthon na história do jogo. A franquia esconde uma história sombria, complicada de decifrar e recheada de mistérios e tragédias.

O que se tem como fato é muito pouco. Teorias não faltam pelo fandom (e também no YouTube, sendo o melhor exemplo o canal The Game Theorists do também americano Mathew Patrick), mas nesse post vou mostrar os fatos, e vocês tirarão suas próprias conclusões.

Five Nights At Freddy's

No primeiro jogo, o jogador é Mike Schmidt, o novo guarda contratado para vigiar a pizzaria Freddy Fazbear's Pizza durante a noite, por 5 dias. Adicionalmente, o jogador pode desbloquear uma 6ª e 7ª noite, a última customizável. Pelo cheque de pagamento que Mike recebe após o jogador passar os 5 dias, é possível calcular que o jogo se passa no ano de 1993.

É difícil se concentrar em observar as pequenas pistas que Cawthon deixa em cada câmera da pizzaria enquanto se tenta não ser morto pelos animatronics e não deixar a energia do lugar acabar até as 6 da manhã (o que resulta em game over), mas alguns jogadores observadores foram reunindo peça por peça desse quebra-cabeças. Voltemos à história.

Os outros personagens do jogo são:
- Phone Guy, o chefe da segurança, que deixa a você gravações para orientar suas ações no jogo. Além dos gemidos de Chica e Bonnie, da música cantada por Foxy e da risada de Freddy, é a única voz que você ouve durante todo o jogo.
- Os animatronics Freddy Fazbear (um urso), Chica (uma galinha), Bonnie (um coelho) e Foxy (uma raposa macho, que está quebrado e em manutenção). Foxy não faz parte da banda do restaurante, composta por Freddy, Bonnie e Chica, mas fica na área chamada Pirate's Cove.

Bonnie, Freddy e Chica

- O misterioso Golden Freddy, uma versão dourada, quebrada e um pouco perturbadora de Freddy Fazbear, sobre a qual ninguém sabe muito.



Nesse jogo, há duas fontes de informações: os recados de Phone Guy, e as alucinações de Mike Schmidt.

As ligações de Phone Guy

As noites 1 a 4 são todas introduzidas por ligações gravadas por Phone Guy explicando o que o jogador deve fazer, como deve agir, e, claro, dando pistas sobre a história. Na noite 4, Phone Guy é assassinado pelos animatronics. A noite mais importante para entender a história de FNAF, porém, é a primeira.

Phone Guy te dá as boas vindas, e explica o comportamento dos animatronics. Ele explica os animatronics são deixados em um modo de livre circulação à noite. Eles costumavam se mover pelo restaurante durante o dia também, até que ocorreu o evento conhecido como The Bite of 87 (Mordida de 87, quando um dos animatronics mordeu alguém, e a vítima perdeu o lobo frontal do cérebro. Falaremos disso mais tarde). Ele também relata que, após horas vendo você, os animatronics deixam de te reconhecer como uma pessoa, e passam a vê-lo como um endoesqueleto de animatronic. Assim, se te acharem, eles o estufam numa fantasia reserva de Freddy Fazbear.

Tela de game over do jogo, que representa Mike após ser assassinado e estufado na fantasia de Freddy

As alucinações de Mike

Conforme a semana avança, Mike vai tendo uma frequência cada vez maior de alucinações visuais e sonoras. E elas acabam por dar as maiores pistas sobre o que está acontecendo na Freddy Fazbear's Pizza.

No East Hall Corner, há um pôster com as Regras de Segurança da pizzaria.


Eventualmente, porém, o pôster muda para um desses:


Artigos de jornal sobre o desaparecimento de 5 crianças no restaurante, sequestradas por um homem numa fantasia amarela guardada no fundo dos restaurantes (que até então concluía-se ser Golden Freddy), naquele que ficou conhecido como The Missing Children Incident. Mais: Não muito tempo depois disso, os animatronics começaram a exalar cheiros pútridos, sangue e muco.

Ou seja, sim, há corpos de crianças mortas dentro dos animatronics, inclusive de Golden Freddy. Não apenas isso, suas almas estão presas ali dentro, condenadas a assombrar os animatronics.

É por isso que Bonnie e Chica fazem sons de gemidos humanos, e também por isso Golden Freddy, na ausência de seu endoesqueleto, não consegue se manter em pé e fica na posição de um corpo morto.

Os sons que Bonnie e Chica fazem

A tragédia aconteceu no primeiro restaurante da franquia, em um ano por enquanto indeterminado, mas bem antes de 1993, e o local foi fechado por questões sanitárias graças ao cheiro e sangue vindo dos animatronics. Na tentativa de reerguer o restaurante, a Fazbear Enteirtainment, empresa dona da cadeia de restaurantes, partiu para um lugar novo e maior, e redesenhou os animatronics queridos pelas crianças. Sua aparência, porém, ficou perturbadora, e os animatronics foram rebaixados a fontes de peças para os novos rostos das franquia - os Toy animatronics.

Os novos "Toy Animatronics", rostos do segundo restaurante da franquia

A tentativa falha da Fazbear de redesenhar os animatronics originais, os "Withered Animatronics"

Tudo pronto, os Withered Animatronics estão guardados e os Toy Animatronics estão prontos para fazer a alegria de milhares de crianças... e prender alguns bandidos. Sim, você leu certo. Como medida de segurança frente à tragédia ocorrida no primeiro Freddy Fazbear's Pizza, a companhia equipou os Toys com um software de reconhecimento facial ligado a um banco de dados da polícia local. 

Finalmente, no ano de 1987 (guardou essa data?), o novo Freddy Fazbear's Pizza foi aberto. Maior! Melhor! Mais perturbador. E mais revelador. É aqui que se passa a prequel-sequel Five Nights At Freddy's 2, onde descobriremos que os assassinatos revelados pelo primeiro jogo não foram os primeiros, e nem os últimos.

Mas esse post já está grande demais, não acham? Continua na próxima parte, aguardem!
Compartilhar Google Plus

Autor Dimensão Medo

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial